Módulo História
Untitled Document

Para acessar o módulo “Narrativas Visuais” é necessário clicar na nuvem correspondente, no menu superior. Oseu diferencial, em comparação ao módulo “Prancha”, é que podem ser inseridas diversas figuras por quadrinho, assim como cenários. Ou seja, no módulo “Narrativas Visuais” os quadrinhos podem compor cenas e histórias.

1. Modificando o Layout da História

         Os layouts são as diversas opções possíveis para organizar os quadrinhos da história. Alguns layouts possuem maior quantidade de quadrinhos e outros, menor. Para modificar o layout da história basta clicar sobre a opção "Layout" no menu inferior.



Imagem 1: Opção“Layout”

Escolha o layout clicando sobre ele e, em seguida, em “Concluir”. Para cancelar, clique em “Fechar”.



Imagem 2: Caixa de diálogo –“Escolha a forma do seu layout”                   




 

2.1 Criando uma História

Para iniciar a construção de sua história, clique sobre um dos quadros do layout.  Você será redirecionado para uma página de confecção do quadro (cena).

               
Imagem 3: Selecionar quadrinho            

Após clicar no quadro, você entrará na tela de edição, e poderá criar sua cena.

2.2 Apresentando a Tela de Edição

         A tela de edição apresenta, na lateral esquerda,as categorias de imagens e balões de diálogo. A cima há o campo de busca no qual as imagens desejadas podem ser localizadas.   No centro encontra-se a área de edição na qual as imagens e os balões de diálogo podem ser inseridos. A cima da área de edição há um ícone representado por uma caderneta. Clicando sobre ele, abrirá um campo no qual é possível inserir a narração da história construída. Após a inserção do texto, basta clicar em “Concluir”.
No menu inferior aparecem a barra de ferramentas.



Imagem 4:Tela de edição  


2.3 Inserir cenário

É possível  alterar o cenário do quadrinho. Clique no ícone “ Cenário” , representado por um paleta de cores, no  menu inferior. 

Imagem 5: Opção “Cenário”

Abrirá uma janela com três opções, conforme a imagem a seguir.




Imagem 6: Opções “Coloque um cenário no seu quadrinho”

         No primeiro ícone, você poderá escolher uma cor para o fundo do quadrinho. Clicando sobre a paleta de cores, abrirá uma janela com diversas opções de cores. Clique sobre a cor desejada, conforme mostra a imagem a seguir. Para cancelar, clique em “Fechar”.


Imagem 7 : Opção “ Escolha uma cor”

As cores utilizadas no SCALA são baseadas em um estudo prévio o qual demonstrou que crianças com autismo tem uma tendência para gostar mais de algumas tonalidades e terem  certa intolerância à outras. Esse estudo mostra que a criança com autismo se adapta melhor a tons pastéis. Por isso a paleta de cores dos cenários do Scala oferece tonalidades agradáveis, com menor chance de causar impacto no sistema sensório tão sensível e passível de ser hiperestimulado como o da criança com autismo.
No segundo ícone “Cenários”, você pode selecionar um dos planos de fundo disponíveis. A seleção é feita por quadrinho o que possibilita que cada quadrinho tenha um cenário específico. Basta clicar sobre o cenário desejado para que ele se incorpore à história. Para cancelar, clique em “Fechar”.



Imagem 8: Opção “ Escolha uma imagem”


Para importar uma imagem do seu computador e usá-la como plano de fundo para a narrativa basta clicar no botão “Escolher arquivo”  na pop-up de escolha dos cenários logo abaixo dos mesmos.



Imagem 9: Opção “Escolha uma imagem”


Selecione a imagem que deseja usar do seu computador e ela aparecerá logo abaixo. Para utilizá-la basta clicar sobre a imagem.


      
Imagem 10: Plano de fundo selecionado


No terceiro ícone, você poderá desenhar seu próprio cenário através de um aplicativo de desenho a mão livre. Feito o desenho, clique no ícone verde localizado a esquerda. Para cancelar, clique em “Fechar”.



Imagem 11:  Desenho livre de cenário

2.4 Inserir imagem

Há duas maneiras de inserir uma imagem. A partir do sistema de busca ou através das categorias das figuras.
a) Sistema de Busca:
Para pesquisar um pictograma específico basta clicar na caixa de texto que está no topo das categorias. Digite na caixa de texto o pictograma que deseja e o mecanismo de busca trará uma lista dos itens relacionados ao lado. Para inserir uma figura na narrativa visual basta clicar na figura deseja e após clicar onde deseja que ela seja inserida.



Imagem 12: Sistema de busca

b) Busca por Categorias
Para inserir uma imagem, escolha uma das categorias à esquerda e clique sobre ela. As imagens da respectiva categoria aparecerão em ordem alfabética. Selecione a figura desejada e, em seguida, sobre o local onde deseja inseri-la, como mostra a imagem a seguir.


Title: Inserir imagem - Description: Inserir imagem
Imagem13: Inserir imagem

Caso a figura a ser inserida seja um balão de texto, você terá três opções: de fala, pensamento e narração. Para inserir clicar na categoria balões, escolher a opção desejada (fala, pensamento, narração), clicar no local da cena desejado. Aparecerá uma caixa para digitação do texto e, em seguida, clique em “enviar”.


Imagem 14: Inserir balões de texto

Se desejar editar o texto do balão, clique sobre o balão e, em seguida, clique na barra inferior no ícone com a letra “A”. Aparecerá uma caixa de texto que dá acesso as alterações textuais que deseja. Terminada a digitação clique em “OK”.


Imagem 15: Editar texto do balão de texto

2.5 Inserir narração

Como uma boa história deve ter um narrador, você pode escrever uma narração clicando sobre o ícone representado por uma caderneta. Depois de digitar a narração, clique no botão verde para concluir ou no X vermelho para cancelar. O texto pode ser alterado seguindo os mesmos passos.

Imagem 16: Inserir narração

2.6 Opções de operações com imagens

 No módulo Narrativas Visuais é necessário clicarforadaimagem para tirar sua seleção após as edições. Sem esta operação,ao clicar sobre outro lugar no quadro de edição, a localização da imagem poderá ser alterada.
Se desejar alterar uma imagem, clique sobre ela, selecionando-a (o contorno da imagem ficará branco). Na barra de ferramentas inferior, aparecerãoopções de edição da imagem, como mostra a imagem a seguir.       Tais alterações podem ser realizadas tanto nas imagens inseridas como nos balões de diálogo.


Title: Menu de Opções - Description: Menu de Opções
Imagem 17: Menu de Opções de edição de imagens

2.6.1 Aumentar e Diminuir imagem

         As opções de “Aumentar e Diminuir”, respectivamente, localizadas no menu das opções de edição, podem aumentar ou diminuir o tamanho da imagem selecionada. O ícone é representado por uma lupa na cor verde acompanhada dos sinais de “Mais” e “Menos”.
A seguir é apresentado a localização de cada ícone no menu e um exemplo de uso.


Title: Menu opção Aumentar - Description: Menu opção Aumentar
Imagem 18: Opção “Aumentar”


Title: Figura Aumentada - Description: Figura Aumentada
Imagem 19: Imagem Ampliada


Title: Menu opção Diminuir - Description: Menu opção Diminuir
Imagem 20: Opção“Diminuir”




Imagem 21: Imagem Reduzida

2.6.2 Enviar imagem para frente e para trás

        

Para mudar a posição de uma imagem com relação às outras, tem-se a opção “ Frente/Atrás” que envia a imagem para frente das outras ou para atrás das outras. O ícone é representado por uma árvore a frente e atrás de uma cerca. A seguir é apresentado a localização de cada ícone no menu e um exemplo de uso.


Title: Enviar para Frente - Description: Enviar para Frente
Imagem 22: Opção “Enviar para Frente”


Imagem 23: Opção “Enviar para Trás”


Na imagem 24 temos inicialmente a água atrás do algodão doce. Quando clicamos sobre o ícone de enviar para “ Atrás” o algodão doce vai para atrás da água, conforme imagem 25.


Title: Água Atrás - Description: Água Atrás
Imagem 24: Água Atrás


Title: Água na Frente - Description: Água na Frente
Imagem 25: Água na Frente


2.6.3 Girar uma imagem

Para girar a imagem utilizamos a opção “Girar” no menu das opções de edição. Nesta opção, podemos girar a imagem de 90º em 90º graus como mostra o exemplo abaixo.

Title: Menu opção Girar - Description: Menu opção Girar
Imagem 26: Opção “Girar”






Imagem 27: Imagem Rotacionada




2.6.4 Inverter uma imagem

Para inverter a imagem utilizamos a opção “Inverter” no menu de edição. Nesta opção podemos inverter a imagem de modo semelhante a um espelho.

Title: Menu opção Inverter - Description: Menu opção Invertida
Imagem 28: Opção“Inverter”

        

Imagem 29: Imagem Invertida
                                                                          

2.6.5 Excluir uma imagem

Para excluir uma imagem basta clicar sobre a opção“Excluir”, representada por uma lixeira.


Title: Menu opção Excluir - Description: Menu opção Excluir
Imagem 30: Opção “Excluir”

2.7 Desfazer uma operação e limpar quadrinho

Para desfazer suas edições anteriores, você pode utilizar a opção “Desfazer” (Imagem 31)ou utilizar o ícone Limpar(Imagem 32) para apagar todas as imagens e cenários. Para a última opção, abrirá uma caixa de diálogo solicitando confirmação da exclusão das imagens e, em seguida, se assim desejar, clique em “Concluir”. Para cancelar, clique em “Fechar”. Abaixo temos a localização de cada ícone.


Title: Desfazer última operação - Description: Desfazer última operação
Imagem 31: Opção “Desfazer”


Title: Limpar quadrinho - Description: Limpar quadrinho
Imagem 32: Opção “Limpar”

2.8 Reproduzir quadrinho

Após ter definido uma narração para o seu quadrinho, é possível reproduzi-la através do sintetizador de voz. Para isso, basta clicar no ícone conforme imagem abaixo.



Imagem 33: Opção “Reproduzir”

2.9 Concluir e cancelar quadrinho

Após a edição do quadrinho, você pode clicar em “Concluir” para finalizar a edição e voltar à página com todos os quadrinhos. Você também pode clicar em “Cancelar”para cancelar todas as edições e voltar para a página com todos os quadrinhos. Abrirá uma caixa de diálogo solicitando confirmação.                      

Imagem 34: Opção “Concluir” e “Cancelar”

3. Salvando História

A qualquer momento durante a criação da sua história, você pode salvá-la. Basta clicar no ícone “Salvar” no menu inferior da tela principal.


Imagem 35: Opção“Salvar”


Abrirá a caixa de diálogo "Escolha o modo que deseja salvar a sua história", na qual deverá ser inserido o nome do arquivo e a forma de salvar. Existem três opções para salvar:



Imagem 36: Caixa de diálogo “ Escolha o modo que você deseja salvar a sua história”


a) No Computador: nesta opção a sua história é salva no próprio computador que está acessando o SCALA Web e você pode transportá-la emunidades móveis, como pen drives ou Cds;
b)Público: nesta opção a sua história fica acessível a todos os usuários do sistema Scala. A história ficará disponível em uma lista e poderá ser acessada através do nome do arquivo salvo.
c) Privado: Nesta opção a história fica acessível somente ao seu autor. A história ficará vinculada ao login de acesso.

4. Abrindo História

Durante a criação de uma história, a qualquer momento, você pode abrir uma história salva. Basta clicar na opção “Abrir” localizada no menu inferior da tela principal.


Imagem 37: Opção “Abrir”

Abrirá a caixa de diálogo "Escolha a história que deseja abrir" com as opções de escolher uma história que foi salva no computador, público ou privado, conforme explicado anteriormente nas opções para Salvar. Escolha o arquivo desejado e, em seguida, clique em “Abrir”. Para cancelar, clique em “Fechar”.


      
Imagem 38: Caixa de Diálogo "Escolha a história que deseja abrir"

5. Exportando História

A opção “Exportar”, que se encontra no menu inferior da tela principal, é utilizada para salvar a história com a extensão .pdf, tendo assim a possibilidade de abri-la em outros aplicativos.Além disso, a história pode ser exportada com a extensão .jpeg ou, ainda, ser compartilha no Facebook ou no Twitter.

Title: Menu inferior: opção Exportar - Description: Menu inferior: opção Exportar
Imagem 39: Opção“Exportar”      

Ao clicar na opção “Exportar”, abrirá uma janela com as seguintes opções, conforme imagem a seguir:




Enquanto a história em .pdf é gerada aparecerá a mensagem “Aguarde. A História está sendo gerada” e o aplicativo ficará bloqueado, não sendo possível utilizá-lo. Caso seja clicado sobre, acarretará no cancelamento da exportação da história.


Title: Aguardar enquanto história é gerada - Description: Aguardar enquanto história é gerada 


Imagem 40: Mensagem “ Aguarde. A História está sendo gerada...”

6. Imprimindo a história

Para imprimir uma história criada, basta clicar no ícone “Imprimir” localizado no menu inferior da tela principal.



Imagem 41: Opção “Imprimir”


Dependendo das configurações do seu navegador será aberta uma janela com a visualização de impressão e configurações.

7. Visualizando a história  

A opção de visualização permite que a história seja visualizada e reproduzida. Nesta opção as Narrações criadas poderão serlidas pelo aplicativo.



Imagem 42: Opção “Visualizar”   

Ao clicar na opção “Visualizar” será aberta a visualização da história na qual encontra-se o botão “Reproduzir”, como mostra a imagem abaixo. Ao clicar nesse botão, será reproduzida a narração da história. Há também a opção “Voltar” a qual retorna para a página anterior.



Imagem 43:Opção “Visualizar”                                                   

8. Limpando a história

Para limpar todos os quadrinhos de uma página da história, basta clicar no ícone “Limpar” localizado no menu inferior da tela principal.


Imagem 44: Opção“Limpar”        

Após clicar em Limpar será aberta uma caixa de diálogo para confirmar a exclusão, basta clicar em “Concluir” para confirmar ou em “Fechar” para cancelar.



Imagem 45: Caixa de diálogo de confirmação


9. Ajuda

Clicando sobre o menu “Ajuda”, representado por um ponto de interrogação,você terá acesso aos tutoriais de uso do Scala. Após a consulta, você pode fechar a janela no “X”,localizado no canto superior direito.


Imagem 46: Opção “Ajuda”

10. Sair

Ao clicar sobre a opção “Sair”, você sairá do Scala e será redirecionado para a tela inicial de login.


Imagem 47: Opção “Sair”