Módulo Prancha
  1. 1. Escolher Layout da Prancha

Para dar inicio a construção de sua prancha de comunicação, você precisará escolher o layout. Você poderá escolher o tamanho e o número de divisões da sua prancha clicando em “Layout” no menu inferior. Abrirá uma caixa de diálogo “Escolha a forma do seu layout”, clique sobre a opção desejada e, em seguida, em “Concluir”..

Opção Layout

Figura 1: Menu inferior: Opção “Layout”

Escolha layout

Figura 2: Caixa de diálogo: “Escolha a forma do seu layout”

Após escolher o layout aparecerá uma mensagem de confirmação, avisando que com a troca de layout as figuras da prancha serão perdidas, caso não tenham sido salvas anteriormente. Para confirmar a troca de layout, basta clicar sobre a opção “Ok”. Caso contrário, basta clicar sobre a opção “Fechar” e salvar a prancha antes de realizar a troca de layout.

Confirmar

Figura 3: Confirmar mudança de Layout


  1. 2. Elaboração da prancha

Após a escolha do layout, você poderá começar a inserção dos pictogramas. Para adicioná-los, você tem duas opções. Você pode escolher diretamente nas categorias, localizadas no menu lateral esquerdo. As opções de categorias são: Pessoas, Objeto, Natureza, Ações, Alimentos, Sentimentos, Qualidades. Dentro de cada categoria, as imagens estão organizadas em ordem alfabética. Há também a categoria Minhas Imagens na qual é possível importar imagens de sua preferência. Elas ficarão salvas no login utilizado.

Inserir Imagem

Figura 4: Inserir imagem

Para inserir uma figura na prancha basta clicar sobre ela e depois sobre o lugar em que ela ficará. Podem ser adicionadas diversas imagens, assim, sua prancha poderá ter mais de uma página. Por exemplo, na imagem acima, temos a figura de um menino que está comendo. Como comer é uma ação, clique em "Ações" e procure a figura da ação “Comer”. Em seguida, clique sobre imagem e, em seguida, sobre o espaço onde deseja colocá-la.

Há também a opção de escolha dos pictogramas através da busca, que se localiza na parte superior do menu lateral esquerdo, conforme imagens abaixo.

Pesquisar

Busca

Figuras 5 e 6 : Busca: Campo “Pesquisar”

Digite no campo “Pesquisar” o item que deseja e o mecanismo de busca trará uma lista dos itens relacionados ao lado. Para utilizar o pictograma selecionado basta clicar sobre ele e depois, na prancha. Como no exemplo a cima, a palavra digitada foi sorvete, todas as palavras relacionadas foram elencadas. Após a escolha da palavra desejada, clique sobre ela e, em seguida, sobre o local de destino na prancha. Veja o exemplo abaixo.

Inserir Imagem através da busca

Figura 7: Inserir imagem através da Busca

Outra opção é através da busca avançada. Ela se localiza em um campo acima do campo “Pesquisar”. Basta selecioná-la e outras opções para refinamento da busca serão apresentadas, conforme as imagens abaixo.

opções de busca avançada

Opções de busca avançada

Figuras 8 e 9 : Opções da busca avançada

Você pode selecionar o idioma: português, inglês ou espanhol. Além disso, a base de pesquisa pode ser a do próprio Scala, do portal Arasaac ou do próprio usuário. Depois de selecionar as opções que deseja, basta digitar a palavra a qual busca no campo “Pesquisar”. Você pode adicionar diversas imagens.

Quando se deseja trocar uma figura de lugar, basta clicar sobre ela e após sobre o lugar de destino. Se no lugar de destino já houver uma figura, o sistema emitirá um aviso sinalizando que essa imagem irá substituir a imagem anterior. Para cancelar essa operação, clicar em “Fechar”. Para confirmar a troca de posição do pictograma, clicar em “Confirmar”.

2.1 Visualizar e reproduzir a prancha criada

Durante a criação de uma prancha, a qualquer momento, pode-se utilizar a opção "Visualizar" para ver como está ficando a prancha.

Visualizar

Figura 10:Menu inferior: Opção “Visualizar”

Após clicar na opção Visualizar uma caixa de diálogo "Visualização da Prancha" é aberta, na qual se tem a opção de reproduzir a prancha. Na opção “Reproduzir” as figuras são lidas, de forma sequencial e oral, pelo aplicativo Scala, podendo formar frases como "Comer Abacaxi, Algodão Doce, Ameixa, Bolachas, Banana, Bolo". Para voltar ao modo de edição da prancha basta clicar na opção “Voltar”, no canto superior direito da tela. Para ouvir basta clicar na opção “Reproduzir” também no canto superior direito da tela. Veja imagem abaixo.

Reproduzir

Figura 11: Menu inferior: Opção “Reproduzir”

2.2 Desfazer uma operação

Para desfazer uma operação executada na prancha utiliza-se a opção "Desfazer" que se encontra no menu inferior. Pode-se desfazer até dez operações, após este número a prancha continua como está.

Desfazer

Figura 12: Menu inferior: Opção “Desfazer”

3. Editar uma figura

Os pictogramas podem ser editados. Para isso, basta clicar sobre ele e aparecerá um menu no canto inferior direito. A figura selecionada ficará com o fundo branco, como na imagem a seguir.

Figura 13: Menu Inferior: Opção “Editar”

A primeira opção é a edição da legenda da figura, localizada no menu ”Legenda”, simbolizada pelo lápis. Ao clicar sobre a opção ”Legenda”, abre-se a caixa de diálogo "Digite uma legenda" na qual você poderá inserir um novo nome para a figura. Após isso, basta clicar em “Concluir” para salvar. Para cancelar clicar em “Fechar”. Veja imagem abaixo.

Digite uma legenda

Figura 14: Caixa de diálogo “Digite uma legenda”

Na opção "Apagar", simbolizada pelo X vermelho, a figura é removida da prancha. Para utilizar esta opção basta clicar sobre o ícone que, em seguida, abrirá uma mensagem de confirmação. Para continuar e remover a figura basta clicar em “Concluir”. Para cancelar, clique em “Fechar”.

Confirmar exclusão de figura

Figura 15: Caixa de Diálogo “Confirmar exclusão de figura”

Na opção "Reproduzir", simbolizada pelo auto falante, o nome da figura é reproduzido de forma oral pelo aplicativo Scala. Se o usuário desejar modificar a reprodução, alterando a voz ou a palavra pronunciada, pode realizar a gravação em um gravador e em seguida clicar sobre a opção “Enviar som”, simbolizada pelo círculo laranja. Ao clicar em “Enviar som” abrirá a caixa de diálogo "Alterar áudio, upload de som (.mp3)", na qual o usuário tem a opção de procurar um arquivo de som no formato .mp3, gravado anteriormente, e clicar em “Concluir” para atualizar o som, ou clicar em “Fechar” para cancelar.

Alterar áudio

Figura 16: Caixa de Diálogo “Alterar audio, upload de som(.mp3)”

As alterações realizadas em uma figura ficam salvas apenas nesta prancha, e não no aplicativo, ou seja, qualquer outra prancha permanecerá com as características padrão da figura. É importante que após a edição de uma figura, ou de qualquer ação que necessite selecionar a figura, clicar na figura novamente para tirar a seleção. Caso não seja realizado este procedimento, quando clicado sobre outro lugar na prancha a figura mudará de lugar.

4. Salvar a prancha

Durante a criação de uma prancha, a qualquer momento, pode-se utilizar a opção “Salvar” para salvar a prancha. Esta opção se encontra no menu inferior como indicado na imagem a seguir.

Salvar

Figura 17:Menu inferior: Opção “Salvar”

Ao clicar sobre a opção "Salvar" será aberta a caixa de diálogo "Escolha o modo que você deseja salvar a sua prancha", tendo como opções Salvar no computador, em Pranchar Públicas ou em Pranchas Privadas.

Escolha o modo que você deseja salvar sua prancha

Figura 18: Caixa de Diálogo "Escolha o modo que você deseja salvar a sua prancha"

Ao escolher salvar as produções a partir do botão “Computador”, a prancha é salva fisicamente no próprio computador. É aberta uma caixa de diálogo que sugere a pasta “Downloads” como local de destino do arquivo gerado e o nome do usuário cadastrado como sugestão de nomenclatura para esse arquivo. Por exemplo, se o nome do usuário é Gustavo, o nome sugerido para o arquivo salvo será Gustavo.psw. Se já houver uma prancha com o mesmo nome, um segundo arquivo será criado com a sugestão de nome “Gustavo(1).psw”.

Dependendo das configurações do seu navegador, o arquivo não será salvo automaticamente, mas será aberta uma caixa de diálogo para escolher o local em que se deseja salvar a prancha, como mostra a imagem a seguir. Assim, é só escolher uma pasta do seu computador e, se desejar, modificar o nome da prancha salva.

Salvar como

Figura 19: Caixa de diálogo “Salvar Como”

Nas outras duas opções, basta escolher um nome e a prancha e salvá-la nos servidores do Scala, ou seja, o arquivo ficará salvo no próprio sistema e ficará disponível em qualquer computador com internet. Essa é a opção “Público” e todos os usuários do Scala terão acesso.

Nas Pranchas salvas a partir do botão “Privado”, o conteúdo fica disponível apenas ao usuário que o criou. Após escolher a opção desejada a prancha será salva e a mensagem "Prancha Salva" será exibida.

5. Abrir a prancha

Quando o aplicativo Scala for iniciado novamente, as pranchas salvas podem ser abertas utilizando a opção "Abrir", que se encontra no menu inferior.

Abrir

Figura 20:Menu inferior: Opção “Abrir”

Ao clicar sobre a opção "Abrir", é exibida a caixa de diálogo "Escolha a prancha que deseja abrir" que contém as opções de “Abrir Arquivo do computador” e duas listas de pranchas, uma com as Pranchas Privadas e outra com as Pranchas Públicas. Para selecionar um arquivo do computador basta clicar sobre o botão "Escolher arquivo", selecionar a prancha em uma caixa de diálogo semelhante a caixa "Salvar Como" e clicar na opção "Abrir", lembre-se que essa prancha deve estar no mesmo formato salvo pelo Scala (*.psw).

Para abrir um das pranchas das listas, basta clicar sobre ela e em seguida sobre a opção "Abrir". Se uma determinada prancha não estiver na lista, basta colocar seu nome no campo disponível e a prancha será buscada.

Escolha a prancha

Figura 21:Caixa de diálogo “Escolha a prancha que deseja abrir”

Caso seja escolhido um arquivo que o aplicativo Scala não reconhece sua extensão, ou seja, é diferente de .psw, a mensagem a seguir será exibida.

Extensão não reconhecida

Figura 22: Mensagem de erro: extensão não reconhecida

6. Adicionar páginas a uma prancha e limpar a prancha

Para limpar totalmente a prancha, basta clicar na opção "Limpar", que se encontra no menu inferior. Nesta opção o usuário pode apagar todas as figuras e criar uma nova prancha.

LimparFigura 23: Menu inferior: Opção “Limpar”

Após clicar sobre a opção “Limpar” abre uma mensagem de confirmação. Para continuar basta clicar sobre o botão “Concluir” e para cancelar a limpeza da prancha clicar em “Fechar”.

Limpar Prancha

Figura 24: Mensagem de Confirmação: Limpar Prancha

Porém, se o objetivo é apenas ter mais espaço para adicionar figuras e não iniciar uma nova prancha, basta clicar na opção “Adicionar Novo” e uma continuação para essa mesma prancha será adicionada.Assim, tem-se a opção de adicionar espaços sem figuras na prancha, em vez de limpá-la completamente.

Adicionar Novo

Figura 25:Menu Inferior: Opção “Adicionar Novo”

Assim, se uma prancha possui mais de uma página, para alternar entre elas utilizam-se as flechas que se encontram em baixo da prancha, ao lado da palavra Página. É nessa área que está indicado o número total de páginas de uma prancha e a página atual. Você pode usar o botão “Retornar” para acessar a página anterior ou o botão “ Avançar” para ir para a página seguinte.

Retornar e avançar

Figura 26: Opções “Retornar” e “Avançar”

7. Exportar Prancha

A opção Exportar, que se encontra no menu inferior, é utilizada quando se deseja salvar a prancha com a extensão .pdf, tendo assim a possibilidade de abri-la em outros aplicativos. Além disso,essa opção possibilita que o arquivo seja exportado como .jpeg ou compartilhado no Facebook ou no Twitter.

ExportarFigura 28: Menu Inferior: Opção “Exportar”

Após selecionar a opção “Exportar” a prancha será salva automaticamente na pasta downloads do seu computador no formato *.pdf.Dependendo das configurações do seu navegador será aberta uma caixa de diálogo Salvar Como, na qual se procura um local específico para exportar a prancha. O nome padrão do arquivo exportado é Prancha_NomeUsuário(data), ou, por exemplo, Prancha_Gustavo(09-06-11).

É possível exportar a sua prancha nos formatos jpg e pdf, e também compartilhá-la nas redes sociais: Facebook e Twitter. Para tanto clique no ícone “Exportar” no menu inferior. Abrirá uma janela pop-up com as seguintes opções, conforme imagem abaixo.

Exportar

Figura 29: Opção “Exportar”

No caso, por exemplo se ser exportada para o facebook aparecerá a mensagem conforme apresentado na figura a seguir.

Compartilhamento facebook

8. Importar figuras

Para importar uma figura utiliza-se a opção "Importar" que se encontra no menu inferior. Esta opção possibilita que uma figura seja importada para o aplicativo Scala.

Importar

Figura 31: Menu Inferior: Opção “Importar”

Ao clicar sobre a opção "Importar" será aberta a caixa de diálogo "Importar Imagem" na qual se escolhe uma imagem, clicando em "Escolher Arquivo", e se escreve o nome da imagem. O aplicativo Scala reconhece imagens no formato .jpg, .png e .gif, ficando a imagem importada disponível na categoria Minhas Imagens. O nome escolhido para a imagem é o que será lido pelo aplicativo Scala na opção “Reproduzir”, ele poderá ser alterado na opção Editar.

Importar

Figura 32: Opção “ Importar Imagem”

Após importar a figura aparecerá a mensagem a seguir e a figura já estará disponível para a criação de pranchas na categoria “Minhas imagens”, conforme imagem abaixo.

Concluir

Uso de Imagens

Figura 33: Exemplo de uso das imagens importadas

9. Imprimir a prancha

Para imprimir uma prancha utiliza-se a opção "Imprimir" que se encontra no menu inferior.

ImprimirFigura 34: Menu Inferior: Opção “Imprimir”

Ao clicar sobre a opção Imprimir, será aberta uma janela com as configurações da impressora e uma visualização prévia na impressão. Para imprimir basta clicar em “Imprimir” e para cancelar basta clicar em “Cancelar”. Todas as páginas de uma prancha serão impressas, caso haja mais de uma.

Visualização de impressão

Figura 35: Visualização da Impressão: Opção “Imprimir”

 

10. Módulo Prancha Varredura


10.1 Ativar a Varredura

. O SCALA módulo prancha foi desenvolvido também para ser usado por meio de acesso indireto (varredura). O modo varredura trata-se uma maneira alternativa para produzir pranchas de comunicação. Dessa maneira é possível desenvolvê-las com apenas o clique do mouse ou com a ajuda de um acionador. Com o modo varredura ativado o sistema Scala mostra um retângulo alternando entre os objetos dispostos na tela, um a um. Quando o usuário identifica o objeto que deseja acionar, clica no mouse ou no acionador configurado. Assim, para ter acesso ao SCALA por meio de varredura clique no ícone configurações que se encontra no menu superior, conforme a figura abaixo:

Configurações

Figura 36: Menu Superior: Opção “Configurações”

Após o clique na opção configurações é aberta uma janela que permite fazer as seguintes configurações:

* Ativar a varredura: Ativar e Desativar;

* Definir a cor de varredura: Abre caixa de diálogo com opções de cores para varredura;

* Definir a velocidade: Alta, média,baixa e muito baixa;

* Ativar som de varredura (Em desenvolvimento): Ativar e Desativar;

Opções de Varredura

Figura 37: Opções da Varredura

Depois de fazer qualquer alteração clique na opção “Concluir”, concluircaso não pretenda efetivar as alterações clique no “Fechar”.


10.2 Varredura no Menu Inferior

As opções que se encontram no SCALA via acesso direto são as mesma no SCALA via acesso indireto (varredura), porém o algoritmo de acesso difere. Após o clique na opção concluir , automaticamente aparece o ícone categorias Categorias no menu inferior e inicia a varredura automática simples no menu inferior e nas setas a varredura inicia da esquerda para direita num ciclo repetitivo até que o usuário ative ou acione o acionador ou clique do mouse.

Varredura no menu inferior

Figura 38: Varredura no Menu inferior

10.3 Modificar o Layout da Prancha

Para modificar o layout da prancha basta ativar ou acionar o acionador ou mouse no memento que a varredura passar sobre a opção "Layout".

Opção Layout

Figura 39: Menu Inferior: Opção “Layout”

Ao clicar sobre esta opção, abrirá a caixa de diálogo "Escolha a forma do seu Layout" com quatro opções. Para escolher um dos layouts basta clicar sobre ele. E para cancelar basta clicar sobre a opção “Fechar”.

Escolha um layout

Figura 40: Caixa de diálogo Escolha um Layout


10.4 Criar uma Prancha

Para a criação da prancha usa-se o mesmo princípio que no acesso direto o que difere é a forma de acesso. No menu inferior existe o ícone categorias Categorias que serve de link para o acesso ao menu das categorias. Depois de selecionada a opção categorias a varredura passa automaticamente para o menu de categorias. Caso o usuário pretenda voltar para o menu inferior deve acionar o acionador quando a varredura passar pelo último ícone do menu das categorias Funcionalidades Para adicionar figuras basta clicar ou ativar o acionador quando a varredura passa na opção de categoria desejada. As opções de categorias são: Pessoas, Objeto, Natureza, Ações, Alimentos, Sentimentos, Qualidades e Minhas Imagens.

Menus

Figura 41: Menus

Após a seleção de uma das categorias por meio de varredura automaticamente é aberta uma janela com as imagens que pertencem à dada categoria. E inicia uma varredura em filas horizontais de imagens. Depois de terminada a varredura nas filas a varredura passa para os ícones voltarVoltar e visualizar mais imagens Visualizae mais imagens, fazendo assim um ciclo repetitivo até que o usuário escolha uma opção.

Exemplo de uso da varredura

Figura 41: Exemplo de uso da varredura

Quando selecionada a fila a varredura passa a ser simples, e percorre apenas nas figuras da fila selecionada.

Clique na figura desejada

Após o clique na figura desejada automaticamente volta à prancha, onde é feita a varredura em cada célula para permitir ao usuário colocar a imagem no local desejado.

Célula

10.4.1 Visualizar e reproduzir a prancha criada

Após a seleção da opção “Visualizar”Visualizar é aberta uma janela onde mostra a prancha construída, e a varredura ocorre entre as setas , opção reproduzir e voltar. Na opção Reproduzir as figuras são lidas, de forma sequencial e oral, pelo aplicativo SCALA.

Visualizar

Figura 42: Opção “Visualizar”

10.4.2 Desfazer uma operação

Funciona do mesmo jeito que no acesso direto. Para desfazer uma operação executada na prancha utiliza-se a opção "Desfazer" que se encontra no menu inferior. Pode-se desfazer até dez operações, após este número a prancha continua como está.

Desfazer

Figura 43: Opção “ Desfazer”

10.5 Salvar a prancha

Esta opção se encontra no menu inferior como indicado na imagem a seguir no momento que a varredura passa pelo ícone salvar.

Salvar

Figura 44: Opção “Salvar”

Ao clicar sobre a opção "Salvar" é aberta a caixa que permite Salvar em Pranchas Privadas com o nome do usuário-data-hora. Nas Pranchas Privadas o conteúdo fica disponível apenas ao usuário que o criou. Veja a figura abaixo:

Salvar

Figura 45: Opção “Salvar”

10.6 Abrir a prancha

Depois de selecionada a opção abrir por meio da varredura, é aberta a janela que permite usar as pranchas que se encontram gravadas em pranchas publicas ou privadas.Onde, é feita primeiramente a varredura para selecionar qual é o grupo de pranchas que pretende abrir,ou seja, se pretende abrir pranchas privadas ou públicas. Depois de selecionado o grupo é feita a varredura somente nas pranchas do grupo selecionado (no máximo 10 pranchas) e depois de percorrer todas as pranchas na lista do grupo privado ou publico a varredura passa a percorrer novamente nas mesma pranchas, onde a ação do acionador já não é de abrir a prancha, mas de apagar . A varredura também é feita nos ícones mais e menospara visualizar as pranchas posteriores ou anteriores e no ícone voltar para o menu inferior.Voltar

Abrir

Figura 46: Opção “Abrir”

10.7 Limpar prancha

Para limpar cada célula ou totalmente a prancha as figuras que nela se encontram, basta clicar na opção "Limpar" Limparquando a varredura passar por ela, que se encontra no menu inferior. Automaticamente é visualizada a prancha, e realizada uma varredura simples em cada célula da prancha e terminada a varredura em cada célula é feita nas setas para voltar ou avançar para as paginas seguintes e em seguida a varredura passa na opção apagar tudo e opção voltar para o menu inferior.

Limpar

Figura 47: Opção “Limpar”

No momento que a varredura é feita em cada célula, basta clicar no acionador que automaticamente é removida a figura na célula selecionada, e no momento que a varredura é feita na opção lixeira Lixeira permite apagar todas as imagens. Em suma, o usuário pode apagar uma por uma ou todas as figuras e criar uma nova prancha.

10.8 Exportar, importar figuras e imprimir uma prancha

A opção exportar, importar e imprimir não funciona por meio de varredura, é necessário desativar o acesso indireto para o seu uso. Caso o usuário selecione uma das opções referenciadas é aberta uma janela de aviso, informando que só poderá efetuar tal operação usando acesso direto.