Equipe SCALA recebe prêmio de destaque na Feira de Inovação tecnológica (FINOVA) da UFRGS.

Imagem publicitária do evento FINOVA, feira de inovação tecnológica.

Aconteceu entre os dias 12 e 16 de setembro de 2016 o 28° Salão de Iniciação Científica (SIC) e a sexta edição da Feira de Inovação Tecnológica (FINOVA) da UFRGS. O grupo TEIAS tem o prazer de divulgar que o estudante da licenciatura em pedagogia, Guilherme dos Santos Corrêa,  recebeu o prêmio destaque por sua participação na FINOVA com o trabalho intitulado “Desenvolvimento de estratégias pedagógicas em prol da inclusão e ampliação da comunicação com o sistema SCALA”, orientado pelas professoras Liliana Passerino, Rosangela Bez e pelo responsável técnico do sistema SCALA, Roberto Franciscatto. A cerimônia de entrega dos prêmios se deu na sexta feira, dia 16/09/2016, no salão de atos da UFRGS. A equipe toda está de parabéns por mais essa conquista que, sem dúvida, é coletiva. 
Quem quiser conferir o vídeo apresentado no evento, é só acessar o seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=MSVjYVnkEeU

SCALA participa de uma das maiores conferências das áreas de inclusão: CAVA 2016

Ocorreu entre 31 de setembro e 2 de outubro uma das maiores conferências das áreas de inclusão: CAVA, 2016. O grupo TEIAS / SCALA foi representada pela professora doutora Maria Rosangela Bez, que foi quem fez a abertura magistral do evento com o tema Tecnologias assistivas de comunicação alternativa para web e dispositivos móveis em prol da inclusão. Ainda nessa mesma conferência a Professora Doutora apresentou outros três trabalhos do grupo TEIAS.

CAVA 2016 - VIII Conferência Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos

A conferência CAVA 2016 renova seu objetivo de ser o mais importante fórum latino-americano em que cientistas, profissionais e estudantes trocar ideias e compartilhar seus resultados de investigação no domínio das Inclusive e Adaptive Learning. CAVA abrange questões relacionadas com o impacto que a tecnologia da informação e comunicação tiveram como sistemas de conexão em processos de formação com base em competências, e considerou o impacto dos processos de inclusão para pessoas com necessidades especiais que entram no sistema de ensino. A conferência enfatiza o uso de acessível e adaptativas Ambientes virtuais de Aprendizagem como um mecanismo para melhorar a eficácia dos processos de formação, em ambas as empresas e instituições de ensino superior.

Informações completas disponíveis no site do evento: http://cava2016.com/

Confira a reportagem sobre o SCALA publicada no site do SALÃO UFRGS 2015

Software auxilia na alfabetização de crianças autistas

O projeto Sistema de Comunicação Alternativa e Letramento de Pessoas com Autismo (SCALA), que está sendo apresentado no Salão UFRGS 2015, surgiu em 2009 com a proposta de apoiar no letramento de crianças com autismo. Trata-se de uma plataforma online, disponível em scala.ufrgs.br, que busca servir de apoio à pessoa que não pratica a oralidade. O site, também disponível em inglês e em espanhol, possui uma versão para a internet e outra em forma de aplicativo para tablet.

e-Book – SCALA

 

Acaba de ser lançado o e-Book "Comunicação alternativa - Mediação para uma inclusão social a partir do Scala", um trabalho organizado pelas pesquisadoras Professora Dra. Liliana Maria Passerino e Dra. Maria Rosângela Bez, que aborda diferentes contextos, exemplos e pesquisas  referentes ao Projeto SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo. A obra completa pode ser baixada livremente através do link abaixo:

Download via editora UPF

 

 

Páginas

Subscrever SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo RSS